sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Órgãos promovem capacitação para elaboração do Plano Safra nos territórios

Capacitar em gestão participativa do Plano Safra assessores territoriais, consultores do Plano, técnicos e membros do Núcleo Dirigente dos territórios, é o objetivo do curso coordenada pela Ematerce em parceria com a Secretaria Nacional do Desenvolvimento Sustentável, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Instituto Agropolos, que acontece durante os dias 09 a 11 de novembro no auditório do Centro de Treinamento da Ematerce (Cetrex), no município de Caucaia.


O Coordenador do Instituto Agropolos Josafá Martins ressaltou o desafio de apresentar para o Ceará uma proposta que venha somar na consolidação da política territorial. “Esse será um processo de aproveitamento do conhecimento que vocês aqui presentes tem na vivência de seus territórios, e é esse conhecimento que usaremos para produzirmos um plano que seja norteador das ações que venham para os territórios, e o nosso desafio é fazer chegar essas políticas a quem realmente necessita”, garantiu.
O secretário da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins enfatizou o avanço do Ceará na política de territorialização. “Nós somos os primeiros a realizar os salões territoriais, e a construir os Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), e isso tem nos ajudado a planejar e aplicar de maneira eficiente o que está solicitado no documento, por isso, queremos a construção do Plano Safra de acordo com essa política territorial, para que nos guie na execução das políticas públicas de acordo com as necessidades apresentadas”, explicou.
O Assessor Técnico do Território Maciço de Baturité Silvanar Pereira que participa do evento, ressalta a importância da capacitação “Esse é um momento para nos apoderarmos das informações e depois replicar no território, possibilitando o empoderamento dos atores e atrizes atuantes no processo de desenvolvimento territorial, focando no Plano Safra 2012  que permita geração de trabalho e renda segurança e soberania alimentar no processo de construção de um Brasil sem Miséria”, avalia.
Durante a primeira tarde de capacitação, os participantes conheceram o Plano Safra Nacional após uma apresentação do Delegado Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário Francisco Sombra, o Plano Safra Estadual, a Estratégia de Desenvolvimento Rural do Banco do Brasil e a Política de Credito ofertada pelo Banco do Nordeste do Brasil.
De acordo com a programação serão apresentadas as políticas públicas de apoio a comercialização da agricultura familiar com foco no Plano Plurianual (PPA) e no Programa Nacional de Aquisição de Alimento (PNAE), estratégias de gestão das políticas públicas de apoio ao desenvolvimento territorial, sistemas de cadeia produtiva da agricultura familiar, e a metodologia de elaboração dos Planos Safra nos territórios.
Esteve presente na abertura do evento o presidente da Ematerce Zé Maria Pimenta que saudou os participantes e ressaltou a importância das parcerias para garantia de políticas públicas unificadas que beneficiem o homem do campo.

Por: Amanda Capistrano

2 comentários:

  1. Esse momento foi fundamental para a formação dos facilitadores do planejamento nos territórios. O Ceará terá suas metas de produção planejada dentro de um modelo de construção participativo, de uma gestão local em vistas à política de desenvolvimento territorial. Com certeza nossa safra irá atender muitas das necessidades alimentícias de nossa gente, dando passos em busca de um Brasil sem miséria.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, nosso Plano Safra Territorial 2012, vai contemplar muitas das perspectivas que as Comunidades e Agricultores Famíliares visualisam de produzir mais e melhor, agregando valor com a industrialização, comercializar de forma justa.

    Vamos fortalecer nossas Cadeias Produtivas...

    ResponderExcluir