sábado, 12 de novembro de 2011


Combate à pobreza é tema de seminário no Maciço de Baturité

O seminário Tecendo Caminhos para Superação da Pobreza no Território do Maciço de Baturité ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no município de Baturité, e vai colocar em pauta as políticas públicas executadas nos âmbitos federal e estadual para retirar da miséria uma parcela da população brasileira. A realização é da Câmara dos Deputados, com o apoio da Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O evento tem início com o painel “Pobreza no Brasil e no Nordeste: desafios e perspectivas”. Para fazer a exposição da mesa de abertura, já estão confirmadas as presenças do reitor da Unilab, Paulo Speller, e do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, além de representação do MDA. O objetivo central é detalhar o perfil da pobreza no Brasil, que, apesar dos avanços obtidos através da implantação de programas sociais, ainda possui 16 milhões de brasileiros que vivem na extrema pobreza.

Durante a tarde, será apresentado o Plano Brasil Sem Miséria, com foco nos dados do estado do Ceará. A coordenação da mesa fica a cargo do deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), e os expositores são o professor Carlos Manso, do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceara; e o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues. Participam do debate representantes de movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). 

Segundo o Plano Brasil Sem Miséria, o Nordeste lidera o ranking de pobreza no país, totalizando 59% da população extremamente pobre, apesar de a região ser responsável por apenas 28% da população total do Brasil. Para executar o Plano, o Governo Federal lançou eixos estratégicos nos meios rural e urbano, a exemplo da garantia da renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.

O painel “As ações de superação da pobreza no território do Maciço de Baturité” encerra o última dia do seminário. Participarão da mesa de debate o senador José Pimentel, que apresenta o programa Água para Todos; o secretário do MDA Jerônimo Rogrigues; e o representante do Colegiado do Território da Cidadania no Maciço de Baturité, Silvanar Soares. Ao final do evento, será lançada a Carta de Compromisso do Território do Maciço de Baturité.

Saiba mais

Em junho deste ano, o mandato do deputado federal Eudes Xavier organizou o seminário “Tecendo caminhos para superação da pobreza no campo e na cidade”, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Com o apoio da Câmara dos Deputados, o Mandato em Movimento do deputado Eudes articula a segunda edição do seminário, desta vez focando no Território do Maciço de Baturité.

Serviço:

Seminário Tecendo Caminhos para Superação da Pobreza no Território do Maciço de Baturité
Quando: 18 e 18 de novembro
Onde: 8ª CREDE - Av. Francisco Braga Filho, nº 1015, Conselheiro Estelita, Baturité/Ceará

Veja a programção no foldem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário