O Território Maciço de Baturité realizou durante toda sexta-feira, 25 de novembro, no Centro Vocacional Tecnológico de Aracoiaba uma plenária territorial para eleição de substituto de um membro do Núcleo Dirigente do Território, para apresentar o Plano Territorial de Cadeia Produtiva (PTCP) do Caju, além de debater a constituição do Comitê Temático da Organização Sustentável da Produção e a escolha de um Núcleo Técnico para o Território.
O coordenador do Núcleo Dirigente do Território Fabiano Mendonça abriu os trabalhos e justificou a ausência do assessor técnico territorial Silvanar Pereira que se encontra doente. Na oportunidade Mendonça fez uma prestação de contas das ações realizadas pelo Núcleo Dirigente no Território durante o ano de 2011. Entre as atuações estão à realização de reuniões, diagnostico participativo, palestra com a juventude sobre os financiamentos referente ao Pronaf jovem e o I Salão Territorial realizado em outubro de 2011.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento Integrado do Instituto Agropolos do Ceará Josafá Martins, apresentou a proposta solicitada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para elaboração dos Planos Safra territorial. Martins explicou que foram contratados consultores para a elaboração de um Plano voltado para as necessidades do território. “O consultor fará um levantamento preliminar dos projetos de credito, comercialização, e o que o território pensa em relação às politicas públicas para que o agricultor familiar possa crescer e se desenvolver”, disse.
O biólogo e consultor do Instituto de Revitalização para o Trabalho Humberto Barreto, apresentou o Plano Territorial de Cadeia Produtiva (PTCP) do Caju. Barreto destacou pontos como o mau aproveitamento da fruta, o desperdício do pedúnculo, os custos de produção e como os produtores podem gerar renda através de uma organização sustentável da produção do caju. “Nosso objetivo é fortalecer as atividades da agricultura familiar do Território através de uma proposta de reorganização da cadeia produtiva do caju com vistas a aumentar a utilização de tecnologias, maximizar o aproveitamento do pedúnculo, elevar a qualidade dos produtos e implantar um sistema de comercialização onde o produtor rural tenha governança e se aproprie de uma parcela maior do valor dos produtos.”, afirmou. A Plenária Territorial validou o Plano.
O mestre em zootecnia Danilo de Araújo Camilo responsável pela elaboração Plano Territorial da Cadeia Produtiva da Apicultura explicou o trabalho que vem sendo ampliado no Território. “Estamos desenvolvendo um trabalho de coleta de informações das principais cadeias produtivas da agricultura familiar no Território Maciço de Baturité, e entre elas identificamos a da banana, do café, do mel e do caju, e estamos mapeando também os principais empreendimentos da agricultura familiar do território onde serão escolhidos dois empreendimentos para serem elaborados um Plano de Negócio “, explicou.
Na oportunidade os participantes da Plenária elegeram o novo membro para compor o Núcleo Dirigente do Colegiado Territorial. Com a saída de Josafá Martins que representava o poder público de Ocara no Núcleo Dirigente, foi necessária a eleição de um novo membro. Três candidatos concorreram a vaga. O engenheiro agrônomo da prefeitura de Baturité Bruno Hadley Vasconcelos, a secretaria de ação social de Aratuba Maria Eliana Ferreira da Silva e a eleita com a maioria dos votos Vania Clementino Lopes atual secretaria de Infraestrutura da prefeitura de Ocara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário